

CAAVC
1964

História do Departamento FOFITO
A institucionalização dos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional foi reconhecida inicialmente no Brasil pela Universidade de São Paulo. Ela teve início em 1950, com a criação do curso técnico de fisioterapia no Instituto de Reabilitação do Hospital das Clínicas.
Essa busca por atribuir caráter institucional aos cursos, perdurou de 1950 à 1999, data em que o Departamento pertencente apenas à fisioterapia foi criado. Com a agregação dos demais cursos o resultado foi a denominação FOFITO para o novo departamento que agora se destinava à Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Apesar das conquistas, esse período foi marcado por uma série de problemas o que fez ser cogitada uma possível desvinculação dos três cursos da própria Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).
Ainda que esse período tenha sido marcado por uma série de obstáculos, o ano de 1984 representou a aprovação por unanimidade de um projeto que defendia a reestruturação dos cursos através da criação de uma escola independente, amplificação de recursos materiais e de espaço físico.
Em 1991 foi inaugurado o primeiro bloco na Cidade Universitária, conhecido como CDP (Centro de Pesquisa e Docência) e que também destinava-se ao atendimento clínico e ambulatorial, possibilitando a associação de ensino, pesquisa e assistência no mesmo local.
O segundo bloco designado à graduação e aos laboratórios dos três cursos foi inaugurado em 1999, mas foi somente em 2009, que a luta política dos alunos e docentes em busca de melhores recursos físicos e materiais fez com que fosse possível a criação do terceiro bloco, conhecido como bloco didático.
Além de a FOFITO estar ligada ao Hospital das Clínicas, ao Hospital Universitário, ao Centro de Saúde Escola e às Unidades Básicas de Saúde, sua ação assistencial ligada ao ensino, possibilita ao aluno experiência e aprendizado prático exercidos de forma qualificada e ética.
Fonte:
TRIGO-DE-SOUZA, L. M.; ANDRADE, C. R. F. A.; TANAKA, C.; MOTA, A.; MARINHO, M. G. S. M. C. FOFITO: 50 anos de pioneirismo e lutas. 1. ed. São Paulo: Fundação Faculdade de Medicina, 2008.